segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nova Londrina



Nova Londrina - LEI MUNICIPAL N° 2.746/2015 19 de junho de 2015



Parte da lei que trata, em especial, ASPECTOS HISTÓRICOS, e outros

"Com a elevação de Nova Londrina à condição de Distrito, o prefeito de Paranavaí nomeou para subprefeito Edmundo Grabowski, que ficou no cargo até a posse do primeiro prefeito eleito, Avelino Antônio Colla. Assim a instalação do Município, deu-se em 7 de janeiro de 1956, com a posse deste. 0 seu mandato encerrou-se no dia 6 de janeiro de 1960". (de acordo com a pág. 23 de 133)

Nova Londrina é um município brasileiro do noroeste do Estado do Paraná. Faz divisas com os municípios de Loanda, Marilena, Itaúna do Sul, Diamante do Norte, Guairaçá e Terra Rica; faz fronteiras com o Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul; Foi criado pela lei nº 253/1954; Foi Instalado dia 07 de janeiro de 1956; primeiro prefeito - Avelino Antonio Colla; Data de comemoração de Aniversário - 15 de março (em homenagem a instalação da Comarca); Prefeito Atual para exercer mandato 2017 a 2020: Otávio Henrique Grendene Bono (VICO); Atual Presidente do Poder Legislativo Municipal - Márcio Martins Fortunato.

LEI MUNICIPAL N° 2.746/2015 19 de junho de 2015

SÚMULA: APROVA 0 PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PME, DE CONFORMIDADE COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A LEI FEDERAL N° 13.005/2014 QUE, APROVOU 0 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DA OUTRAS PROVIDENCIAS.

A Câmara Municipal de Nova Londrina, Estado do Paraná, decretou, eu Dornelis Jose Chiodelli, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1°. Fica aprovado o Plano Municipal de Educação, de caráter plurianual, que se apresenta na forma do Anexo Único desta Lei e que desta é parte integrante, com duração de dez anos, em cumprimento ao disposto no artigo 214 da Constituição Federal e no artigo 8° da Lei Federal n°. 13.005, de 25 de junho de 2014.

DORNELIS JOSÉ CHIODELLI Prefeito Municipal
OTÁVIO HENRIQUE GRENDENE BONO Vice-Prefeito

BRASILISIO DE CASTRO NETO Presidente da Câmara de Vereadores

Vereadores:

JANE REGINA ZILIO
JOSE VALTER SAMPAIO
MARCIO MARTINS FORTUNATO
MARIO PILEGI JUNIOR
MARIO SERGIO SONSIM
NELSON DA COSTA
PAULO CESAR FRANCISCHETTI
OSMAR SOARES FERNANDES

MARIA LUZINETE DE LIMA Secretária Municipal de Educação

CARACTERIZAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO
ASPECTOS GEOGRÁFICOS

O município de Nova Londrina localiza-se no Noroeste do Estado do Paraná, constituindo a microrregião geográfica de Paranavaí.


Figura 1. Mapa da localização do Município no Estado do Paraná





Possui uma área terrestre de 275 km2, estando a uma altitude de 480 metros. Nas coordenadas: Latitude de 22° 15 00" Sul e Longitude de 52° 59' 06" Oeste.


As principais distâncias são: da Capital Curitiba, 577 km, do aeroporto mais próximo, situado em Maringá, 148 km e do Porto de Paranaguá. 668 km.


Nova Londrina limita-se a Oeste com Marilena, ao Sul, com Loanda. Ao Nordeste e Leste com Itaúna do Sul e Diamante do Norte e ao Norte, com Rosana (Estado de São Paulo). 0 principal curso d'água do Município é o Rio Paranapanema. Porém, economicamente, o principal curso d'água é representado pelo Rio Tigre. Existem duas microbacias do Rio Ribeirão 64, mas a concentração dos trabalhos é na microbacia do Rio Tigre, que é cadastrada junto à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, abrangendo aproximadamente, 70% da área do Município.





A área do Município apresenta uma topografia plana, suavemente ondulada. Entretanto, existem áreas de maior declividade, margeando o Ribeirão do Tigre e os pequenos riachos que entrecortam o Município.


A vegetação de origem é classificada como Floresta Tropical Subperenifólia. Esta vegetação sofreu várias agressões, principalmente uma grande queimada ocorrida no início dos anos de 1960. A vegetação nativa ocupa 25% da área do Município.


Atualmente (2015), a vegetação vem se modificando com a implantação de reflorestamentos com espécies exóticas (Eucaliptus Spp), que tem como finalidade a produção de madeira para suprir uma demanda crescente de lenha, estacas, entre outros. Aproximadamente, 1,51% da área total territorial é ocupada por reflorestamento.


Também existem duas áreas de Reserva e Preservação Particular de Patrimônio Nacional - RPPN, localizadas próximas a Vila Rural Itio Kondo: a RPPN Kondor 02 e a 1ª Leste do Município.


ASPECTOS HISTÓRICOS


Fundação e Criação


A partir de 1950, entusiasmado pela procura impressionante das terras da região, um grupo de colonizadores, reunidos em Londrina, resolveu fundar a Imobiliária Nova Londrina Ltda. com a finalidade de lotear e colonizar a Gleba Paranapanema e terras adjacentes localizadas no então distrito de Paranavaí, município de Mandaguari. Entre os diretores da nova Empresa Imobiliária encontravam-se: Silvestre Dresch, Armando Valentim Chiamulera, Leopoldo Lauro Bender. Ewaldir Bordin e Salim Zaidan.


Entretanto, somente em outubro de 1951, é que foram dados os primeiros passos efetivos para o início da colonização. Diversas casas foram construídas pela Companhia. o que lhe permitiu considerar fundada a nova cidade em 20 de outubro de 1952.


Contribuíram com expressivo contingente para a colonização e formação de Nova Londrina: gaúchos, catarinenses, paulistas, nordestinos e até mesmo imigrantes europeus.


Quanto à denominação, o termo "Nova" designa uma nova cidade, e o termo "Londrina" é em homenagem à capital da Inglaterra.


Além das pessoas consideradas como os fundadores de Nova Londrina (Silvestre Dresch. Armando Valentim Chiamulera, Leopoldo Lauro Bender, Ewaldir Bordin e Salin Zaidan), instalaram-se também no novo território os seguintes pioneiros:

Albino Mezzaroba, Albino Roman, Albino Sachett, Arcino Chiamulera. Alécio Tomazoni, Alfeu Franco Furtado, Angelo Pontin, Angelo Sarto, Anselmo Rigo, Antônio Bogoni, Antônio Bortolini, Antônio Gasques, Antônio Henrique Faria Filho, Antônio Perez Sanches. Antônio Ormeneze, Antônio Rozinsk, Arduino Raschietti, Argeu Mendes, Aristides Madello, Arlindo Santin, Arnaldo Hass, Arno Ravache. Armando Valentim Chiamulera, Arthur de Almeida, Avelino Antônio Colla, Avelino Veit Benedito Pereira de Lima, Benjamim Raizer, Bruno Veit, Carlos Antônio Gehring, Carlos Kriger, Ceslau Zielonka, Cinilio Franco de Oliveira, Dino Ceratt, Domingos Faganello, Edmundo Grabowski, Eduardo Barbosa, Edvino Maldener. Elias Santos, Elkina Veit, Ernesto Longo, Eugênio Schulz. Eugênio Stangherlin, Evaldir Bordin, Fioravante José Montanher, Francisco Caíres, Francisco Redana, Francisco Scherer, Frederico Valle. Fritz Dona. Gastone Balduzzi, Grealdo Decker. Halim Maaraaui. Hilário Zillio, Isidoro Bisinella, João Belinaso, João Brandalise, João Carlesso, João Daltoso, João de Deus Costa, João Leitner, João Mantovani, João Mezzaroba, João Pontin, João Soares Fragoso, João Venâncio da Rocha, Joaquim Domingues Ferreira, José Abelardo de Barros Alcântara. José Bender, Padre José de Oliveira Caíres, José Carlos de Campos, José de Deus Costa, José Fernandes, José Gauzer, José João Budel, José Leitner, José Mestriner, José Pasa, José Raymundo, José Rocha Neto, José Ruiz Hidalgo, José Venâncio. Julio Antônio de Mattos, Julio Rinaldo Tesser. Lauro Garcia do Amaral. Leopoldo Lauro Bender, Luiz de Deus Costa, Luiz Paviani. Luiz Tinei, Manoel Bono Rodrigues, Marcos de Santi, Marino Dante Tedeschi, Mario Pasa, Mario Rill, Martinho Fran Franzener, Maximiliano Bertasi, Miguel de Oliveira Ceires, Mohamad Abdala Kadri. Narciso Santin, Olindo Mestriner, Olivier Grendene, Ondina Cureau Giaccobo, Oscar Muller, Osvaldo Madaloso, Palmira Eringer Hoste (Maria Mulata). Pedro Jose Machado, Pedro José de Souza, Pedro Clivo, Pelazio Zemiro Ciesca. Primo Bisinella, Rames Sassin, Ricardo José Dona, Romeu Barbosa de Souza, Rosalvo de Souza Dourado, Sabino Bisinella, Salim Zaidan, Sauer Salum. Sebastião de Deus Costa, Sebastião do Nascimento Lopes, Sergio Barbosa da Silva, Severino Pedro Trojan, Silvestre Dresch, Sodalio Cardoso, Sperandio Batistelli, Theobaldo Augusto Werlang, Valdemar Picolli, Valdomiro Ferreira de Siqueira (1° Coletor), Valdomiro Simeão Rodrigues, Vincez Franz Westerkanp, Winfried Thaler, Estéfano Schanhuk, José Katarinhuk, Octavio de Pauli. Alcindo Pinto de Arruda, José Bolivar Garcia Lellis. Vicente Garcia Lellis, Vicente Soares Leite e Daniel Cardoso dos Santos. Contudo, sabe-se de existência de outros pioneiros, mas não foram encontrados dados precisos sobre os mesmos.

0 Distrito Administrativo de Nova Londrina foi criado pela Lei Municipal n° 13, de 5 de agosto de 1953, com sede no povoamento do mesmo nome, no município de Paranavaí, quando era prefeito deste, o médico – José Vaz de Carvalho. Pela Lei Estadual n° 253, de 26 de novembro de 1954, foi elevado à categoria de Município, com território desmembrado do município de Paranavaí, comportando em sua porção territorial, além da sede, os atuais municípios de Itaúna do Sul, Diamante do Norte e Marilena, e do Distrito Cintra Pimentel, este ainda pertencendo ao município de Nova Londrina.

Com a elevação de Nova Londrina à condição de Distrito, o prefeito de Paranavaí nomeou para subprefeito Edmundo Grabowski, que ficou no cargo até a posse do primeiro prefeito eleito, Avelino Antônio Colla. Assim a instalação do Município, deu-se em 7 de janeiro de 1956, com a posse deste. 0 seu mandato encerrou-se no dia 6 de janeiro de 1960. (de acordo com a pág. 23 de 133)

Inicialmente, sendo Distrito Judiciário pertencente a Paranavaí, Nova Londrina teve esta posição transportada para a Comarca de Loanda (recentemente criada), em 8 de maio de 1956. Posteriormente, Nova Londrina foi elevada à condição de Comarca pela Lei n° 4.667, de 29 de dezembro de 1962, sua instalação aconteceu no dia 15 de março de 1964, com a presença do Dr. Edmundo Meger Junior, Corregedor Geral da Justiça do Estado, além de autoridades locais e da região.

Símbolos Municipais

Hino Municipal: O Hino Municipal foi criado pela Lei n° 544/72, de 22 de junho de 1972, com letra e música de autoria de Vera Vargas e Sebastião Lima, tendo a seguinte composição:

Donde surgiste Terra adorada.
De cujo amigo lindo poema,
De selva e pesca tem terra amada,
Como o rio Paranapanema, o rio Tigre,
Qual sentinela do teu passado
E do teu porvir!
É testemunha da história bela
Que seu nome fez assim pungir.


Amar e esperança, coragem e ação;
Arrojo e segurança são marcas do teu chão:
Teu rubro sobre o seio, tragado com ardor;
Ao sangue do pioneiro
E à mãe do criador.


Quanta beleza por estas matas.
0 som que seja rubro café,
Nas tuas glebas em que retrata,
Que o povo heroico trabalha em pé,
Teu peito jovem que nos fascinam,
Mas jovem belo sempre será!
Prossegue em frente Nova Londrina;
Estrela de ouro do meu Paraná.


Brasão de Armas






O Brasão de Armas foi concebido nos termos do artigo 1°, § 3°, da Constituição Federal de 1967. Ele é encimado por uma coroa mural de oito torres, abaixo da qual encontram-se, de cada lado, uma cruz pátea, relembrando o período de colonização do Brasil. Cortando o escudo, encontra-se uma faixa ondulada azul e abaixo desta, uma corneta de caga estilo boiadeiro. Como suportes, a direita um ramo de algodão florido ao natural e, a esquerda, um galho de café frutificado, também ao natural, entrecruzadas em ponta, sobre os quais se sobrepõe um listel de goles, contendo, em letras argentinas, o topônimo: "NOVA LONDRINA".





Bandeira Municipal







A Bandeira de Nova Londrina foi instituída por meio da Lei no 367/68, de 28 de fevereiro de 1968.


0 escudo usado para representar o Brasão de Armas da cidade de Nova Londrina, foi o primeiro estilo de escudo adotado pelos portugueses por influência dos franceses. A coroa mural que o sobrepõe é o símbolo universal dos brasões de domínio, sendo prata de oito torres, dos quais apenas cinco são visíveis e classifica a cidade como sede da comarca. 0 campo prata simboliza a paz, o trabalho, a prosperidade, a pureza e a amizade. A cor verde simboliza a fertilidade, alegria, honra e civilidade. 0 escudete reproduz o Brasão de Londrina, lembrando o nome próprio que a cidade ostenta: NOVA LONDRINA. As cruzes são os símbolos que relembram a colonização do Brasil, trazido pelas caravelas lusitanas e empunhado pelos bandeirantes. A faixa ondulada azul representa o Rio Paraná, em cujo vale se localiza a cidade e que serviu de elemento de integração do território. Em ponta, a corneta de caga estilo boiadeiro, evoca a pecuária, um dos esteios da economia municipal, implantada pelo elemento gaúcho em terras do setentrião paranaense. Nos ornamentos exteriores como suportes do escudo, os ramos de algodão florido do café frutificado, lembram os produtos oriundos da terra fértil. Finalmente, no listel vermelho, cuja cor é um evocativo da audácia, coragem, valentia e intrepidez, o identificador do município, escrito em letras argentinas prateadas "NOVA LONDRINA".

ASPECTOS POPULACIONAIS

Nova Londrina é um município que, segundo as estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2013, possuía uma população de 13.052 pessoas: distribuída numa área de 269 quilômetros quadrados. Em 2014, após a estimativa, registrou-se uma população de 13.461. Os dados nos revelam que os dados populacionais do município crescem de maneira desacelerada.

A evolução histórica da população de Nova Londrina num período de dez anos (de 2004 a 2014) pode ser visualizada no gráfico a seguir.




ASPECTOS EDUCACIONAIS

Inúmeras escolas, principalmente na zona rural, foram fundadas a partir do ano de 1956, com a eleição do primeiro prefeito, Avelino Antônio Colla. Mas, com o passar dos anos, devido à diminuição da população rural, muitas escolas tiveram que ser fechadas, sendo que o Município passou a ofertar o transporte escolar para os alunos residentes nestas localidades de forma a transportá-los para as escolas situadas na área urbana.

A tabela a seguir, mostra um resumo destas escolas, a partir do ano de 1956.

Tabela 1. Escolas cessadas ao longo do processo educacional no Município, 1956/1995





Atualmente (2015), existem 15 estabelecimentos de ensino localizados apenas na área urbana, embora o Município atenda de maneira expressiva a área rural oferecendo o transporte escolar adequado a todos os alunos que necessitam.




A - EDUCAÇÃO BASICA

1. EDUCAÇÃO INFANTIL

O Município oferta a Educação Infantil em nove instituições de ensino, sendo cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), duas escolas da rede municipal de ensino e dois colégios da rede privada.
Todas as instituições possuem prédio próprio, localizadas na zona urbana.

Tabela 1.1. Oferta da Educação Infantil na rede municipal de ensino, 2015



Atendimento

0 atendimento nos CMEI's (Centros Municipais de Educação Infantil) acontece em período Matutino, Vespertino e Integral e atendem crianças na faixa etária de 0 até 5 anos.

As Escolas Particulares desenvolvem o atendimento aos alunos com a faixa etária de 1 até 5 anos, cuja matricula é mantida através do pagamento de mensalidades pelos Pais ou responsável, enquanto as Escolas de Educação Básica, na modalidade de
Educação Especial também realizam este atendimento, porém aos alunos que necessitam de Estimulação Essencial e\ou diagnosticados com alguma Necessidade Especial e são mantidas a partir do convenio com o Estado e através de eventos e promoções.

Gráfico 1.1. Oferta da Educação Infantil na rede municipal e particular de ensino, 2015.












Algumas laudas da lei:























Vídeo de 1951 ref a hist de NovaLondrina


Vídeo feito em 1951 pela "Colonizadora Nova Londrina - Ltda" e que era reproduzido nos cinemas do Brasil com o objetivo de trazer colonizadores para Nova Londrina-PR, dê um clique e assista, é cinematográfico, história maravilhosa:

2ª parte - http://www.youtube.com/watch?v=Sblgasmmwck

Outros vídeos sobre Nova Londrina

https://www.youtube.com/watch?v=7Wek0Rl6R00&t=100s
https://www.youtube.com/watch?v=1IiA7cDIGKU&t=128s



FOTO DA IMOBILIÁRIA NOVA LONDRINA - POR DENTRO


OS PIONEIROS DE NOVA LONDRINA, ESTADO DO PARANÁ - BRASIL

Considerados os Fundadores da Cidade: Silvestre Dresch; Armando Valentim Chiamullera; Leopoldo Lauro Bender; Ewaldir Bordin e Salim Zaidam.

Pioneiros: Albino Mezzaroba; Albino Roman; Albino Sachetti; Arcino Chiamullera; Alécio Tomazoni; Alfeu Franco Furtado; Angelo Pontim; Angelo Sarto; Anselmo Rigo; Antonio Bogoni; Antonio Bortolini; Antonio Casques; Antonio Henrique Faria Filho; Antonio Perez Sanches; Antonio Ormeneze; Antonio Rosinski; Arduino Raschietti; Argeu Mendes; Aristides Martello; Arlindo Santin; Arnaldo Hass; Arno Ravache; Armando Valentim Chiamullera; Arthur de Almeida; Avelino Antonio Colla; Avelino Veit; Benedito Pereira de Lima; Benjamim Raizer; Bruno Veit; Carlos Antonio Ghering; Carlos Kriger; Ceslau Zielonka; Cinilio Franco de Oliveira; Dino Ceratt; Domingos Faganello; Edmundo Grabowski; Eduardo Barbosa; Edvino Maldener; Elias Santos; Elkina Veit; Ernesto Longo; Eugênio Chulz; Eugenio Stanghrelin; Ewaldir Bordin; Fioravante José Montanher; Francisco Caires; Francisco Redana; Francisco Scherer; Frederico Valle; Fritz Dona; Gastone Balduzzi; Geraldo Decker; Halim Maaraoui; Hilario Zillio; Isidoro Bisinella; João Belinaso; João Brandalise; João Carlesso; João Daltoso; João de Deus Costa; João Leitner; João Montovani; João Mezzaroba; João Pontin; João Soares Fragoso; João Venâncio da Rocha; Joaquim Domingues Ferreira; José Abelarde de Barros Alcântara; José Bedin; Pe. José Caires; José Cardoso de Campos (Pai do Negreto); José de Deus Costa; José Fernandes; José Gauzer; José João Budel; José Leitner; José Mestriner; José Pasa; José Raymundo; José Rocha Neto; José Ruiz Hidalgo; José Venâncio; Júlio Antonio de Mattos; Julio Rinaldo Tesser; Lauro Garcia do Amaral; Leopoldo Lauro Bender; Luiz de Deus Costa; Luiz Paviani; Luiz Tinei; Manoel Bono Rodrigues; Marcos de Santi; Marino Dante Tedeschi; Mario Pasa; Mario Ril; Martinho Franzener;

Maximiliano Bertasi; Miguel de Oliveira Caires; Mohamad Abdala Kadri; Narciso Santin; Olindo Mestriner; Olivier Grendene; Ondina Cureau Giaccobo; Oscar Müller; Osvaldo Madaloso; Palmira Heringer Horsths (Mulata); Pedro José Machado; Pedro José de Souza; Pedro Olivo; Pelazio Zemiro Ciesca; Primo Bisinella; Rames Sassin; Ricardo José Dona; Romeu Barbosa de Souza; Rosalvo de Souza Dourado; Sabino Bisinella; Salim Saidan, Sauer Salum; Sebastião de Deus Costa; Sebastião do Nascimento Lopes; Sergio Barbosa da Silva (pai do Zezinho); Severino Pedro Troian; Silvestre Dresch; Sodalio Cardoso; Sperandio Batistelli; Theobaldo Augusto Werlang; Valdemar Picolli; Valdomiro Ferreira de Siqueira (Primeiro Coletor); Valdomiro Simeão Rodrigues; Vicenz Franz Westerkamp; Winfried Thaler; Estéfano Shanhuk; José Katarinhuk; Octávio de Pauli; Alcindo Pinto de Arruda; José Bolivar Garcia Lellis; Vicente Garcia Lellis; Vicente Soares Leite (Sogro do Prefeito João Fernandes de Almeida) e Daniel Cardoso dos Santos.




Vereador Alfredo Loureiro Júnior: Vereador Representante do Distrito de Nova Londrina 1952. Ver. Alfredo Loureiro Júnior - Empossado vereador na 1ª legislatura da Câmara Municipal de Paranavaí em 14 de dezembro de 1952, para exercer mandato, gestão: 1952/1956. O sub-Prefeito Sr. Edmundo Grabowski Administrou o Distrito de Nova Londrina, Estado do Paraná, Brasil, durante o período de 1953 a 1956


Nova Londrina - Distrito de Paranavaí/PR 1953
Sub-Prefeito Edmundo Grabowski
Gestão 30/08/1953 a 06/01/1956

Nova Londrina era Distrito de Paranavaí/PR

O Distrito Administrativo de Nova Londrina foi criado pela Lei Municipal nº. 13 de 05 de agosto de 1953, com sede no povoado do mesmo nome, no município de Paranavaí, quando era prefeito o médico José Vaz de Carvalho. Com a elevação de Nova Londrina a condição de Distrito, o Prefeito de Paranavaí nomeou para seu Sub-Prefeito o Sr. Edmundo Grabowski, que ficou no cargo até a posse do Primeiro prefeito eleito, o Sr. Avelino Antonio Colla. Assim, a Instalação do Município de Nova Londrina, deu-se em 07 de janeiro de 1956.

NOVA LONDRINA NO COMEÇO DE SUA COLONIZAÇÃO - FOTO DE 1953


PRIMEIRA IGREJA CATÓLICA DE NOVA LONDRINA/PR EM 1955




Momento interessante da vida da cidade


Nova Londrina Esporte Clube é fundado em 1955



Vereador empossado:Osmar Soares Fernandes - 2014





Ex-ver. presidente da Câmara 1956/1958 - José João Budel e o Ver. Prof. Osmar Fernandes - 2014


Posse de Osmar Soares Fernandes - Vereador - 2014




4 comentários:

  1. passei por nova Londrina em 1962, eu era apenas um garoto de desesseis anos,lembro muito bem, da cidade sem asfalto as ruas ainda esburacada, estabelecimento comercias feito em madeira, eu estava ali batendo de porta em porta vendendo,pegava os retratos para reproduzir em tamanho maior colorido, ficou marcado em minha mente, em uma visita na casa de uma pessoa uma garota que devia ter a mesma idade que eu, pegou em minha mão e disse para mãe dela, olha mãe que mãos linda que ele tem, e continuou segurando minhas mão, sua mãe disse filha solta o moço, ela disse posso ficar com ele para mim. ela era muito linda- isto esta reservado no cantinho da minha saudades.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. OLá, minha avó era irmã do Angelo Sarto e eu estou a procura de parentes para troca de informações ai em Nova Londrina, teria como você me mandar alguma informação por e-mail? guisasso@hotmail.com Muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Felipe Eduardo Mestriner25 de março de 2010 às 16:30

    Sou da família Mestriner.

    muito interessante saber que tenho parentes pioneiros nesta cidade.

    nunca fui até Nova Londrina

    espero conhecer logo esta cidade

    ResponderExcluir

Obrigado por participar! volte sempre e divulgue este blog; faça dele sua leitura virtual diária... Toda sugestão criativa é bem-vinda!

"SEU MUNDO É DO TAMANHO DO SEU CONHECIMENTO".