sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Alguns relatos da Comunidade: os pioneiros de Nova Londrina




















Os Pioneiros de Nova Londrina


descrição:
Se é pioneiro ou filho de um, ou parente, ou amigo, entre nessa comunidade e faça seu registro histórico,
Acesse: http://lingua-bocaberta.blogspot.com/ - História Polítca de Nova Londrina 1956 a 2009.

Alguns pioneiros: Silvestre Dresch, Armando Valentim Chiamulera, Leopoldo Lauro Bender, Ewadir Bordim e Salim Zaidan; Vicente Soares Leite - "Foto da Comunidade foi o 1.º empreiteiro"; Albino Mezzarroba; Albino Romão;Arcino Chiamulera; Albino Sachetti; Alfeu Franco Furtado; Angelo Pontin; Antonio Ormenezes; Arno Ravache; Bruno Veit; João Venâncio da Rocha; Marino Dante Tedeschi; Maximiliano Bertasi; Fioravante José Montanher; Dino Ceratt; Oscar Muller; Palmira Eringe Horsths (Mulata); Severino Pedro Troian; Vicenz Franz Westerkamp; Arnaldo Hass; Luiz Paviani; Manoel Bono Rodrigues; José Cardoso dos Santos; José Caires; José Pasa; Antonio Rosinski; Argeu Mendes; Arlindo Santin; Isidoro Bisinella; Edmundo Grabowski; Elias Santos (pai do Zezinho); Avelino Colla; etc
idioma:
Português (Brasil)
tipo:
moderada
privacidade do conteúdo:
aberta para não-membros
local:
Nova Londrina, Paraná, 879700, Brasil
criado em:
11 de abril de 2006
membros:
166



Obrigado!

28/10/06

Prof. Osmar

Os Pioneiros de Nova Londrina

Vamos construir a lista dos pioneiros... Coloque o nome completo e fale um pouco sobre ele:
Vicente Soares Leite (meu avô) foto dessa comunidade: Foi ele quem a frente de 40 homens, dedicou-se à empreita de abrir as ruas que tinham sido demarcadas pela Engenharia da época. Tudo na base da foice, do facão, do machado e da enxada.

Primeiro Restaurante e pensão - Palmira Eringer Hoste (Maria Mulata);
Gêneneros Alimentícios, tecidos, calçados e outros artigos: Antonio Bogoni e Anselmo Rigo;
Serraria - Carlos Goering;
Máquina de Arroz - Sr. Manoel;
Cerâmica - Sr. Ernesto;
Máquina de Café - Ary João Dresch;
Cerealista - João Preto e João Venâncio da Rocha;
Farmácia - Salim Zaidam;
Alfaiate - Bruno Veit;
Fotógrafo - Avelino Veit;
Barbeiro - Ananias Nery;
Bazar - Miguel de Oliveira Caires;
Táxi - José Mestriner;
Inspetor de Quarteirão - Luiz Tinei;
1 Delegado -José Raimundo;
Juiz de paz - Júlio Antônio de Mattos;
Hotel - San to Antonio de Fioravante Montagner;

28/10/06

Prof. Osmar

Professora - Ondina Cureau Giacobo;
Vereador Representante do Distrito - Loureiro Júnior, eleito em 1952;
Escritório de Contabilidade - Edmundo Grabowski;
Médico - Dr. Olivier Grendene;
Dentista - Sebastião Lopes;

28/10/06

Prof. Osmar

Moinho de Fubá - Eugênio Stangerlin;

28/10/06

Cláudio N.

Pioneiro

Olá Osmar como vai?
Quero lhe informar com relação ao meu avô.
CARLOS ANTONIO GEHRING
Foi dele a 1° Serraria.
1° posto de gasolina
1° torno
Que Nova Londrina teve, ele chegou em 1950, acompanhado de meu pai Emilio Claudino Gehring e meu tio Eliseu Gehring.
Abraço.


01/09/06

Ana Elisa

meu avô foi um dos fundadores

Mohamad Abdallah Kadri (Aurélio)
gostaria muito que colocassem o nome dele junto com os outros fundadores. Minha mae é de Nova Londrina, eu sou de Curitiba, mas ja passei alguns meses da minha vida ai.
obrigada

;* Ana Elisa Kadri Castilho.


03/09/06

Tharcísio

Ta certo Ana.
Fala mais sobre sua família daqui.
Envioa fotos do seu avô.



28/03/07

jose

Pioneiros de Mova Londrina

Ha controversia..... O primeiro Alfaiate foi o Sr. Alcides Leite de Oliveira, O primeiro Hotel foi o Hotel e restaurante do Papai... que era do Sr. Alvarenga ( um paraguaio ) O primeiro bazar foi o BAZAR ORIENTE que era de uma familia japonesa ( os pais da Kiome que casou-se com Joao Batista Mazaro) Miguel de Oliveira Caires era acougueiro depois do Saquetti e do velho Suico que tambem possuia um acougue

19/05/07

Mateos

Pioneiros de Nova Londrina

Boa noite, prof. Osmar. Meu nome eh Juarez Bogoni, nascido em 04 de julho de 1958 em...Nova Londrina. Estou usando o orkut do meu filho para escrever esta mens. Sou filho do Antonio Bogoni que o Sr.citou como pioneiro, e realmente ele foi um dos pioneiros.Tenho dois irm'aos mais velhos que tambem nasceram em Nova Londrina, inclusive o Edeson Bogoni meu irmao, segundo meus pais, foi o primeiro menino a nascer em Nova Londrina. Em 1964 mudamos para Cascavel, e, em 1969 viemos para Curitiba, onde moramos ate hoje.Lembro-me pouco da cidade, no entanto, moravamos perto de um ginasio que tinha na parte alta da cidade (saida para uma cidade chamada Marilena) que diziam ser mal assombrado...
Quero mandar um grande abraco a todos os conterraneos, e dizer que me orgulho de ter nascido nesta cidade.

22/09/07

Tatiane

olá prof. Osmar,
sou filha de Elson Lopes, nascido em nova londrina no mesmo ano da emancipação da mesma, e que vem a ser filho de Rose Montanher e neto de Fioravante José Montanher e Maria Scabeli montanher pioneiros desta pequena "grande" cidade.
Eu não me lembro mto de meu bisabô, mas cresci ouvindo minha bisa contando mtas historia do municipio inclusive do hotel Santo Antonio...
Cresci em Nova Londrina e há 11 anos moro em Brusque -SC mas to sempre por ae matando as saudades. um abraço.

06/05/08

Prof. Osmar

Vamos reescrever a hist. de Nova Londrina

A verdadeira história de Nova Londrina/PR

Gostaria de informar que, os relatos históricos que tenho registrados aqui, foram extraídos da fonte - Revista de 1986 - Nova Londrina - 30 anos.
Estou redigindo um livro sobre a história de Nova Londrina, mas, para que esses dados sejam registrados no livro é preciso informações verdadeiras e comprobatórias, através de depoimentos assinados, e/ou, documentos verdadeiros. Já pude observar que, realmente, muitos dados da revista não conferem com depoimentos de muitos que conhecem a história da nossa cidade.
Logo, gostaria que me enviasse documentos, fotos, depoimentos através do meu e-mail: osmarescritor@hotmail.com

Com esses documentos, em mãos, farei ainda, um estudo científico para que as novas informações aproximem-se muito dos fatos históricos verdadeiros.

Todo aquele que me enviar relatos terá seu nome na página do livro a que se refere tal matéria, fotos, documentos, depoimentos, etc. Também constará como Colaborador do livro "A VERDADEIRA HISTÓRIA DE NOVA LONDRINA/PR"

GOSTARIA QUE VOCÊ ME AJUDASSE DE FATO A REESCREVER A HISTÓRIA DA NOSSA CIDADE.

"o futuro depende de nós!"

08/05/08

LUCIANO

MEU AVÔ JOAQUIM PERNAMBUCO,PAI DO MANEZIM DA BICICLETARIA VEIO DO PERNAMBUCO CHEGOU AQUI EM CIMA DE UM CAMINHAO" PAU DE ARARA'' COM A FÉ EM DEUS, A MULHER DONA JÚLIA E TRES FILHOS TODOS PEQUENOS, O MANEZIM MAIS VELHO TINHA 10 ANINHOS COMEÇOU A SAGA DA FAMILIA COM UM FACAO NA MAO DERRUBOU UMA PEQUENA AREA E COM UMA LONA PRETA FEZ UM BARRACO BEM ALI NOS FUNDOS DE ONDE TINHA O ANTIGO LATIÇINIO,ALI COMEÇOU A BELA HISTÓRIA DA NOSSA FAMILIA E DA CIDADE DE NOVA LONDRINA....MEU AVÔ NAO DEIXOU RIQUEZAS MATERIAIS MAS DEIXOU PLANTADA A SEMENTE DA ESPERANÇA EM NOVA LONDRINA CREÇEMOS E ESTAMOS AQUI ATÉ HOJE FAZENDO A HISTÓRIA DE NOVA LONDRINA POUCAS PESSOAS SE LEMBRAM DELE...ELE NAO DEIXOU RIQUEZAS SENAO TENHO CERTEZA QUE MUITOS SE LEMBRARIAM...POUCOS SABEM QUE ELE FOI UM DOS PRIMEIROS QUE AQUI CHEGARAM ISTO FOI EM AGOSTO DE 1949...MAS O MAIS IMPORTANTE É SABER QUE ELE FEZ A SUA PARTE...


15/05/08

NEDA SOARES

como pioneiro tbm posso citar aqui o sr. Anizio Corrêa dos Santos
porque não esta aqui tbm,afinal ele foi o primeiro chefe do DETREN
de N.Lonrina conhecido como Anizio do DETRAN. homem exemplar.


5 jan

Odete

Primeiro Hotel

Hotel Nova Londrina

Proprietario : Julio Rinaldo Tesser
Rua : Avenida Brasil (em frente a Churrascaria Gaúcha)
Inauguração : 1952

Julio Rinaldo Tesser foi muitos anos juiz de paz em Nova Londrina e ecônomo do Clube Reacreativo Nova Londrina. Foi coroinha da igreja e participante atuante do coral Santa Cecilia na Igreja São Pio X. Em seu hotel hospedavam-se os padres, médicos e pessoas que vinham do sul para adquirirem terras e abrirem frentes novas.


27 abr

Prof. Osmar

GOSTARIA QUE CADA UM AJUDASSE A CONTAR A HISTÓRIA DE NOVA LONRINA. O QUE SABE? SEUS PARENTES PIONEIROS... ENFIM, TUDO O QUE PODE ACRESCENTAR. EU MESMO SEI MUITO POUCO. ESTOU BUSCANDO RELATOS HISTÓRICOS EM REGISTROS, DOCUMENTOS, DEPOIMENTOS, ETC.


28 jun

ODAIR & MARI

Amo Nova Londrina.

OI professor,obrigado pela excelente ideia de escrever sobre Nova Londrina.
Meu nome e Odair do Amaral,filho de Jose do Amaral[que foi goleiro do Nova Londrina Esport Club]conhecido por Zeze.Minha Mae Aparecida Gomes[Dora].
Nasci em Nova Londrina Em 29/09/1954 na Fazenda Amapuva.
Minha familia mudou-se para Taquaritinga[SP] e depois para Curitiba.[onde estao ate hoje] Atualmente moro na Florida,USA, estou a 25 anos por aqui,Mais tenho uma tia que mora em Orlando,USA que se chama Lucy Ferraz e foi casada com Andre Volpato e atravez dela sempre vejo fotos daquela epoca.
Minha irma Izida do Amaral vai postar uma foto do time de Nova Londrina com todos os jogadores e provavelmente algumas fotos da cidade. Abracos...keep up the good work.


29 jun

izilda

Prof Osmar tudo bem?Eu morei e meus dois irmaos nasceram em Nova Londrina em 1954 e 1956,Sou filha de Jose do Amaral (Zeze )que foi goleiro do Nova Londrina F.C. e tambem foi dono da casa Marilia.( ja falecido)
Minha mae e Dora,sou sobrinha de Andre Volpato filho de Jose Volpato.
Tenho foto do time e assim que der vou lhe mandar.
Moro em Curitiba,um grande abraco.

28 set

Prof. Osmar

Vídeo feito em 1951 pela "Colonizadora Nova Londrina - Ltda" e que era reproduzido nos cinemas do Brasil com o objetivo de trazer colonizadores para Nova Londrina-PR
Vídeo de 1951 ref a hist de NovaLondrina -
1ª parte - http://www.youtube.com/watch?v=Tg8glvhiiEc
2ª parte -http://www.youtube.com/watch?v=Sblgasmmwck

1 out

Prof. Osmar

Veja o blog e deixa seu recado

Conta a história que vc sabe
Blog do Prof. Osmar Fernandes
"Seu mundo é do tamanho do seu conhecimento."
Prefeitos da história política de Nova Londrina, Estado do Paraná, de 1956 a 2009
http://lingua-bocaberta.blogspot.com/
Entra aí e deixe seu recado e se achar algum erro corrija-me.

18 out (5 dias atrás)
excluir

disponível Prof. Osmar

Pioneiros...

OS PIONEIROS DE NOVA LONDRINA, ESTADO DO PARANÁ - BRASIL

Considerados os Fundadores da Cidade: Silvestre Dresch; Armando Valentim Chiamullera; Leopoldo Lauro Bender; Ewaldir Bordin e Salim Zaidam.
Pioneiros: Albino Mezzaroba; Albino Roman; Albino Sachetti; Arcino Chiamullera; Alécio Tomazoni; Alfeu Franco Furtado; Angelo Pontim; Angelo Sarto; Anselmo Rigo; Antonio Bogoni; Antonio Bortolini; Antonio Casques; Antonio Henrique Faria Filho; Antonio Perez Sanches; Antonio Ormeneze; Antonio Rosinski; Arduino Raschietti; Argeu Mendes; Aristides Martello; Arlindo Santin; Arnaldo Hass; Arno Ravache;
Armando Valentim Chiamullera; Arthur de Almeida; Avelino Antonio Colla; Avelino Veit; Benedito Pereira de Lima; Benjamim Raizer; Bruno Veit; Carlos Antonio Ghering; Carlos Kriger; Ceslau Zielonka; Cinilio Franco de Oliveira; Dino Ceratt; Domingos Faganello; Edmundo Grabowski; Eduardo Barbosa; Edvino Maldener; Elias Santos; Elkina Veit; Ernesto Longo; Eugênio Chulz; Eugenio Stanghrelin; Ewaldir Bordin; Fioravante José Montanher; Francisco Caires; Francisco Redana; Francisco Scherer; Frederico Valle; Fritz Dona; Gastone Balduzzi; Geraldo Decker; Halim Maaraoui; Hilario Zillio; Isidoro Bisinella; João Belinaso; João Brandalise; João Carlesso; João Daltoso; João de Deus Costa; João Leitner; João Montovani; João Mezzaroba; João Pontin; João Soares Fragoso; João Venâncio da Rocha; Joaquim Domingues Ferreira; José Abelarde de Barros Alcântara; José Bedin; Pe. José Caires; José Cardoso de Campos (Pai do Negreto); José de Deus Costa; José Fernandes; José Gauzer; José João Budel; José Leitner; José Mestriner; José Pasa; José Raymundo; José Rocha Neto; José Ruiz Hidalgo; José Venâncio; Júlio Antonio de Mattos; Julio Rinaldo Tesser; Lauro Garcia do Amaral; Leopoldo Lauro Bender; Luiz de Deus Costa; Luiz Paviani; Luiz Tinei; Manoel Bono Rodrigues; Marcos de Santi; Marino Dante Tedeschi; Mario Pasa; Maio Rill; Martinho Franzener;



18 out (5 dias atrás)
excluir

disponível Prof. Osmar

Maximiliano Bertasi; Miguel de Oliveira Caires; Mohamad Abdala Kadri; Narciso Santin; Olindo Mestriner; Olivier Grendene; Ondina Cureau Giaccobo; Oscar Müller; Osvaldo Madaloso; Palmira Heringer Horsths (Mulata); Pedro José Machado; Pedro José de Souza; Pedro Olivo; Pelazio Zemiro Ciesca; Primo Bisinella; Rames Sassin; Ricardo José Dona; Romeu Barbosa de Souza; Rosalvo de Souza Dourado; Sabino Bisinella; Salim Saidan, Sauer Salum; Sebastião de Deus Costa; Sebastião do Nascimento Lopes; Sergio Barbosa da Silva (pai do Zezinho); Severino Pedro Troian; Silvestre Dresch; Sodalio Cardoso; Sperandio Batistelli; Theobaldo Augusto Werlang; Valdemar Picolli; Valdomiro Ferreira de Siqueira (Primeiro Coletor); Valdomiro Simeão Rodrigues; Vicenz Franz Westerkamp; Winfried Thaler; Estéfano Shanhuk; José Katarinhuk; Octávio de Pauli; Alcindo Pinto de Arruda; José Bolivar Garcia Lellis; Vicente Garcia Lellis; Vicente Soares Leite (Sogro do Prefeito João Fernandes de Almeida) e Daniel Cardoso dos Santos.

Vereador Alfredo Loureiro Júnior


Vereador Representante do Distrito de Nova Londrina 1952.

Ver. Alfredo Loureiro Júnior - Empossado vereador na 1ª legislatura da Câmara Municipal de Paranavaí em 14 de dezembro de 1952, para exercer mandato, gestão: 1952/1956.

O sub-Prefeito Sr. Edmundo Grabowski Administrou o Distrito de Nova Londrina, Estado do Paraná, Brasil, durante o período de 1953 a 1956



20 out (3 dias atrás)

EDWARD

Pioneiros

Ola Prof.Osmar muito legal essa iniciativa de relatar a historia da nossa Cidade, sou Eduardo atualmente moro em Cambe/Londrina, nascido em Nova Londrina em 1985, sou Neto de Antonio Apolinário Dos Santos mais conhecido como (Pernambuco Rico) e Aldivina Rodrigues dos Santos, ambos chegaram à Década de 1950, onde compraram um sitio conhecido hoje como Barra do Tigre, antes tudo mato onde o mesmo desmatou a estrada barra do tigre não existia, pois para chegar ate o sito dele o aceso era pela estrada da conhecida Colônia Branca, Banco de Areia, onde o sitio dele começava conhecido como pé de Galinha e hoje o CERTA (centro de recuperação de alcoólico) e se estendia no trecho ate o rio Tigre onde te hoje tem a antiga casa que ele mesmo a construiu, e assim como os demais sitiantes que foram desmatando abriram a estrada Barra do Tigre que dava novo aceso a Nova Londrina, onde vários outros pioneiros tem ou tinha propriedades como às famílias Romam, Scherer e outros.
Ele também fundou o time de futebol conhecido como a Tigre tinha um campo de futebol no tio dele o campo da curva hoje esta desativado, como o mesmo e os filhos venderam a propriedade para a Prof. Ivan ira e a mesma vendeu a Fazenda Três Lagoas, que Pena este Campo de futebol esteja desativado, pois era a alegria de fim de semana da população local onde tinha torneios e bailes. Engraçado que ontem mesmo estava comentando com meu pai por que não reativá-lo este campo e não deixar que a historia se acabe sem mais sem menos pena que a propriedade já não é mais da minha família mais seria um orgulho tanto para meu pai Pedro e tanto para meus avos que já faleceram se esse campo estivesse ao bem estar da população já que o mesmo já deu e fez muitas alegrias a população de Nova Londrina.
Tenho varias fotos sobre isso não sei se te ajuda em algo mais vai ser uma hora se o nome dos meus avos estiver nesse livro. Obrigado Eduardo dos Santos

  

23/07/08

Neidne

Delegado

Não sei se é do seu conhecimento mas meu pai foi delegado na cidade em 1952 Mário Monteiro.
Minha mãe Cleunice proprietária do Bar Lider.


16 fev

Prof. Osmar

Gostaria que vc me enviasse algum documento comprobatório dessa informação, eu estou escrevendo um livro sobre Nova Londrina, mas só poderei registrar nele informações comprováveis, ou então, faça uma declaração em cartório e me envie por E-mail: osmarescritor@hotmail.com.

Obrigado!

 

07/08/08

FERNANDA

PIONEIROS

GOSTARIA DE SABER O QUE MEU AVô ANTONIO BOGOI FEZ POR ESTA CIDADE Q EU AMO MUITO SEI Q ESCUTO FALAR QUE ELE FOI UNS DOS FUNDADORES, QUE TEVE O PRIMEIRO ARMAZEM, QUE FOI CANDIDATO A PREFEITO DA 1º ELEIÇÃO.. O QUE REALMENTE ACONTECEU......

6 fev

Patricia

Pois tbém tenho curiosidade de saber sobre meu avo Antonio Bogoni. Faço as mesmas perguntas que minha irmã.

16 fev

Prof. Osmar

Oi

Assim que tiver informações eu registro aqui... Obrigado pela visita... Gostaria que vcs me enviassem o que sabem sobre seu avô - na hist em que fez e viveu aqui em Nova Londrina.

 

01/04/07

Eugenio,Acredite

ja morei em nova londrina

Ja morei nesta cidade por pouco tempo,apenas três anos ; mas minha mãe e minha irmã ainda moram ai, minha irmã foi professora da escola pequeno principe durante muitos anos,Seu nome é Maria Das Dores Alves Costa mais conhecida como, tia maria mora em nova londria à mais trinta anos,inclusive ja se aposentou como professora. Eu atualmento resido em São Paulo mas sempre que posso vou visitalas, estive ai agora em janeiro passei dez dias e foi muito bom ate a proxima.

23/10/07

NEDA SOARES

JA MOREI NO SITIO DA SANGRA CECA N. LONDRINA ERA A CIDADE QUE MEU PAI ABRIL NA FOICE E MACHADO MEU PAI VICENTE SOARES

 

26/08/06

Prof. Osmar

Pioneiros homenageados durante jantar

Matéria do jornal on-line Diário do Noroeste/PR


NOVA LONDRINA 50 ANOS
Pioneiros sco homenageados
durante jantar
Ricardo Paiva

DA REDAÇÃO

Cerca de 70 pioneiros da Cidade de Nova Londrina foram homenageados no zltimo sabado durante um jantar promovido pelo Fsrum de Desenvolvimento Sustentavel de Nova Londrina no CTG Trjs Fronteira. "Nova Londrina i feita do trabalho dos seus pioneiros e descendentes que ati hoje estco entre nss. A homenagem aos pioneiros apss 50 anos de criagco da cidade i justa e merecida," destacou Arlindo Troian, prefeito da cidade. Durante o evento foi resgatada a histsria dos desbravadores da cidade, com um filme produzido pela entco Imobiliaria Nova Londrina de propriedade de Silvestre Dresch, Leopoldo Lauro Bender, Armando Valentim Chiamulera, Ewaldir Bordin e Salin Zaidan. O Filme em preto e branco com duragco de 15 minutos, conta um pouco de como era a cidade de Nova Londrina no inmcio da colonizagco, sco imagens raras que trazem uma bagagem histsrica difmcil de se encontrar em livros ou em fotos. Alguns dos familiares dos pioneiros homenageados ficaram comovidos com as imagens. O coordenador do Fsrum de Desenvolvimento Sustentavel de Nova Londrina, Geraldo Pereira destacou o trabalho dos pioneiros. "Eram imigrantes que tinham vontade de prosperar atravis do trabalho, e Nova Londrina foi o lugar escolhido por eles", disse Geraldo que agradeceu ainda as parcerias para a realizagco do evento.



25/09/06

adriano

Celeste Oliva

Sou o filho dele. Infelizmente ele faleceu em 29/05/04.
Mas ele foi um dos pioneiros dessa cidade. Alguém lembra dele?



29/09/06

Marcelo Augusto

FAMILIA OLIVA

Sou Marcelo Oliva, sobrinhe deste grande homem, meu tio do coração...ha quantas saudades...meu tio preferido, presente nos melhores momentos da minha vida, principalmente na infância, pessoa de coração enorme, simples e amigo leal. é com grande emoção que falo deste meu tio, foi ele o pioneiro da nossa familia a sair do interior de Sao Paulo e desbravar o interior do Paraná (Nova Londrina - minha terra natal, foi ele que trouxe seu irmão caçula (Meu pai - Sergio Oliva)para Nova Londrina, onde casou, nasceu (4) quatro filhos (sou o segundo)e viveu naquela cidade durante (40) quarenta anos...as SAUDADES de tudo isso são enormes...principalmente do meu TIO CELESTE que já cumpriu sua missão aqui entre nós e partiu pra uma mais elevada...DEUS ABENÇÕE A TODOS. Marcelo A. Oliva

 

08/03/07

jose

PIONEIROS DE NOVA LONDRINA

ALCIDE LEITE DE OLIVEIRA foi pioneiro, foi o primeiro alfaiate que se instalou em Nova Londrina.. Eu tambem posso dizer que sou pioneiro pois cheguei la com a esquadra de Pedro Alvares Cabral. Presenciei o incendio do bar central em 1955, a morte misteriosa do Sr. Orestes gerente da Casa Radio, Conheci todas as personalidades citadas nesse topico. Em frente a farmacia do Marino havia um buracao onde eu brincava de caverna com a molecada. Nao havia combate a erozao e nao havia tubulacao e sim umas galerias de tabuas de peroba feita pelo prefeito Avelino Cola e etc....
Estudei com a dona Ondina numa escola que ficava onde hoje e a rodoviaria velha, era a unica escola primaria que havia em Nova Londrina



21/04/06

Marta

Quem conheceu o SANTÃO da prefeitura???

Sou filha do Santão tratorista da prefeitura, meu pai abriu quase todas as ruas de Nova Londrina, quando chegou nesta cidade só tinha "quissassa", como assim ele chamava o matagal que cobria a cidade.
Se você conhece meu pai, ou alguma história dele, contê-me.
Um abraço amigo,
Marta Kerntopf



03/11/07

Clara

meu avo tbem fundou nova londrina !

meu avo casado com minha avo dona edy ele se chama aurelio ele e pai de nasser e de neife e de nazira vo tbem de ana elisa ele tbem fundou nova londrina . viu sou clara kadri neta dele

19/03/08

Beatriz

o meu avô também...

o nome dele era Antonio Zotti Neto =]


VAMOS CONTAR A HIS DE NL COMO FOI DE VERDADE?

20 ago

Budel

O PRIMEIRO-- COPITULO- DE NOVA LONDRINA

O PRIMEIRO CAPITULO DA HISTORIA DE NOVA LONDRIN NÃO FOI ESCRITO! Como fundação e como municipio.... COMO FUDADOR. - JOÉ VOLPATO!!! E COMO AUTORIDADE.MUNICIPAL - JOSÉ JOÃO BUDEL  - FUI ELEITO O PRIMEIRO PRESIDENTE DA CAMARA E DEI POSSE AO PRIMEIRO PREFEITO - SR. AVELIO ANTONIO COLA. FUI O SEGUNDO PREFEITO, EM EXERCÍCIO POR LICENÇA DO TITULAR... A RAZÃO DARA O SEGUNDO CAPITULO DA HISTORI. (...)

15 comentários:

  1. A primeira, reunion, dos vereados eletos, do municpio de N londrina, ocorreo nas dependensias do hotel do Maiah , nos foi sedido a sa e as mssas cadeiras tambem,.Por orientação, do verador de paranavai ,Snr Mchado. identificado o mais iddozo, nos renimos ; pela, prezidensia do vereador Felnto de Suza Freire , nacal fui eleito por unanimidade, prezident. Em seguida por orient~ção, do Snr Machado, aprovamos o rgimento interno de Paranavai enserei .a seção em esguida abri, a seção espessial , para emossar o Snr Prefeito Avelino Colla; normaizada a posse , foi dexado a palavra frnca , que muito dos prezentes fizeram uso da palavra . Ficamdo enserada A primeira roniom da cmsra munisipal, de N Londrina;em 7/1 /1956 Jsé Jão Budel

    ResponderExcluir
  2. Sou WILSON PEDRO PAGNONCELLI, nascido em Nova Londrina em 1.957, filho de HEITOR ANTONIO PAGNONCELLI, também um dos fundadores dessa cidade, onde chegou em 1.949 cuja estrada ainda era uma picada no meio da mata. lembro-me bem da igreja ainda de madeira, cujo padre era o Italiano ANGELO ROTONDI, e em todas as festas promovidas pela igreja, meu pai era o assador, juntamente com varios colaboradores. para a construção da Igreja nova, meu pai transportou vários caminhões de brita de outros materiais necessarios na edificação. eu trabalhei na Industria de Bebidas São Luiz, de propriedade do Hilario Zilio, em 1.971 iniciei carreira bancária no Banco Bamerindus do Brasil S/A, agencia de Nova Londrina, completei em Curitiba no Banco HSBC 36 anos quando aposentei. muitos dos nomes relatados me é familiar, pois convivi com estas pessoas nas décadas de 60 e 70;

    ResponderExcluir
  3. A História que não Publicaram:

    O fato histórico, quando publicado, tem que ter fidelidade, pois ele representa a expressão da verdade. A fonte tem que ser digna de fé. Do contrário, ela perde a credibilidade referencial. O caso do Presidente da Câmara Municipal de Nova Londrina/PR - Ver. José João Budel, gestão da presidência - 1956/57, que, exerceu o cargo de Prefeito Interino durante o período de 22/12/1956 a 16/01/1957, episódio este, até então, desconhecido pela maioria da população nova-londrinense, e, que somente agora, no final da primeira década do Terceiro Milênio, ano de 2009, veio à tona... Requer, sobremaneira, mais zelo e atenção daqueles que têm a incumbência de tornar público a nossa história em livros, revistas e afins. “Fato histórico não se discute, publica-se.”
    O Sr. José João Budel foi Prefeito Interino comprovadamente, de acordo com os documentos apresentados e provas irrefutáveis (Conforme fazem prova os termos de posse e de transferência do cargo e a Certidão expedida pela Prefeitura Municipal de Nova Londrina, em 19 de julho de 2001). Diante do exposto, há necessidade de rever a história publicada da nossa cidade, corrigir os fatos omissos, equivocados, erros grotescos, para fazer jus ao memorial histórico dos nossos pioneiros, antepassados e personalidades políticas, e deixar para as novas gerações a verdadeira história da nossa querida Nova Londrina. (Prof. Osmar Fernandes - Historiador)

    ResponderExcluir
  4. OLÁ PROFESSOR
    SOU DE NOVA LONDRINA, COMO SE FALAVA ANTIGAMENTE, "BICHO DO PARANÁ",SOU NETA DA DONA SOFIA ZELASKI,MÃE DA ZEZA QUE TODOS CONHECEM.TENHO MUITAS FOTOS DA ÉPOCA DO PRÉ ONDE ESTUDEI NO PEQUENO PRINCIPE, EM 1976, ONDE APARECE VÁRIAS PERSONALIDADES, INCLUSIVE DONA IVANIRA. EM BREVE MANDAREI AS FOTOS QUE TENHO

    ResponderExcluir
  5. Ola< sou de nova londrina , tambem , filho do seu Emide Luis Zilio,ele era socio da industria de bebidas sao luis ltda, infelizmente faleceu em 02/12/2009, em concordia sc, onde retornou apos vender parte da industria de bebidas são luis , veio a concordia sc, onde começou a transportar ração pro frigorifico sadia, onde passou depois de alguns anos iniciou com transporte de friod com carretas frigorificas, mas assim nova londrina ficou na minha historia de vida, meu nome é Roberto eloi zilio, irmão do Luis carlos e do Marcos (em memoria), um abraço a todos e muita saudade da turma meu e-mail : rodozilio@brturbo.com.br , uma hora dessas passo por la e mato a saudade da infancia .

    ResponderExcluir
  6. sou sobrinha do rosalvo dourados

    ResponderExcluir
  7. sou sobrinha do rosalvo dourado moro em rondonia filha de nininha barbosa

    ResponderExcluir
  8. mEU nOME E mAURI mESTRINER FILHO DE oLINDO mESTRINER UM DOS PIONEIROS DE nOVA lONDRINA, COMO E GOSTOSO E EMN
    OCIONANTE REVER nl, NO INICIO DE SUA VIDA. nASCI EM 88/08/51 E EM OUTUBRO DE 19+51, MEUS PAIS MU8DARAM PARA nl, ESTUDEI NO gRUPO ESCOLA ARTUR BERBARDES TENHOO DIPLOMA GUARDADO ATE HPOJE, ESTUDEI NOgINASIO eSTADUAL DE nl, TOFOTODOS OS ANOS TOCAVA NA FABFARRA 7 DE SETEMBRO DEPOIS GANHAVAMPSP ALOMOÇO, NESTA FOTO DE FANFARRA QUE APARECE OMENINO ATRAS QUE ESTA TOCANDO REPIQUR SOU EU; uM GRANDE ABRAÇO A TODOS. dR. mAURIO

    ResponderExcluir
  9. Conheci a família do Sr. Winfried Thaler e soube depois que eles mudaram-se para Campo Grande. Gostaria de ter contato com alguém dessa família, poderia ser Clara Thaler, Gisela Thaler, Bernardo Thaler. Meu e-mail é clovis.s@uol.com.br.
    Grato por uma resposta
    Clovis

    ResponderExcluir
  10. Ola meu avor Walter Oldemburgo tbm faz parte da lista de pioneiros de Londrina, ele me disse que chegou no Parana em 1930 e tbm tem uma rua com o nome dele
    CEP 86035-295
    Rua Walter Oldemburgo - Jardim São Rafael
    Londrina - Paraná
    Ele morava no bairro do aeroporto e era casado com Alexandrina. Eu nao tenho 100% de certeza mas ele me dizia qdo eu era crianca que trabalhou na construcao da linha ferroviaria e tbm no clube do cafe em Jataizinho.
    Ele morreu em 1989 com 89 anos de idade, minha tia ainda mora na casa que era dele no mesmo bairro.
    Gostaria mt que o nome dele fosse incluido na lista de pioneiros.

    ResponderExcluir
  11. Ola prof. muito bom relatar a nossa saudosa NOVA LONDRINA, meu avô tb foi um dos pioneiros, O Sr. ROGERIO LOPES PERES, foi um grande taxista, um grande abraço.
    Lizie Lopes Perez.

    ResponderExcluir
  12. oiiii.....Boa tarde professor Osmar....sou neto do ex. proprietário do Hotel santo Antônio....minha avó foi enterrada em Nova Londrina, ouvi meu pai falar muito de Nova Londrina onde o amor dele foi constante pela cidade, meu avô era espanhol...meu pai falece há alguns anos..se puder me informar onde estava situado na cidade o Hotel eu agradeço muito.....Tatiane comentou sobre o hotel e fico muito feliz em saber que marcou gerações....um abraço e obrigado por esta belas recordações...

    ResponderExcluir
  13. boa noite, Osmar. Nasci em Nova Londrina, em 1956. Filho de Adálio Soares Leite, um dos fundadores da cidade juntamente com os tios de meu pai, Vicente Soares Leite e Cosme. Meu pai costumava falar muito de seu pai. Após o fogo do Paraná de 1963, ainda ficamos ai até 1966, quando então mudamos para São Paulo. Meus pais também falavam muito da Dona Gelsa e seu Arno da farmácia, da Doninha, tia dele, que fazia sabão e muitas outras histórias que ainda me lembro.

    ResponderExcluir
  14. boa noite, Osmar. Nasci em Nova Londrina, em 1956. Filho de Adálio Soares Leite, um dos fundadores da cidade juntamente com os tios de meu pai, Vicente Soares Leite e Cosme. Meu pai costumava falar muito de seu pai. Após o fogo do Paraná de 1963, ainda ficamos ai até 1966, quando então mudamos para São Paulo. Meus pais também falavam muito da Dona Gelsa e seu Arno da farmácia, da Doninha, tia dele, que fazia sabão e muitas outras histórias que ainda me lembro.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar! volte sempre e divulgue este blog; faça dele sua leitura virtual diária... Toda sugestão criativa é bem-vinda!

"SEU MUNDO É DO TAMANHO DO SEU CONHECIMENTO".