quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Armando Valentim Chiamulera (Fundador de Nova Londrina/PR)

 Armando Valentim Chiamulera 
(14/02/1915 – 09/10/ 2002)



             Gaúcho de Bento Gonçalves, agropecuarista, foi pioneiro do norte do Paraná, onde fundou Ivaiporã, Nova Londrina e desbravou Vila Moema em Maringá, local da atual sede da Universidade Estadual de Maringá.
          Durante as grandes geadas que castigaram o Norte do Paraná, em 1953 e 1955, sonhou com os coqueiros do sul da Bahia , e, em Caravelas iniciou o cultivo do coqueiro anão em uma grande área concedida pelo então Governador Balbino.
          No entanto, Nova Londrina, hoje uma cidade com aproximadamente 13 mil habitantes e sede de uma das maiores Cooperativas do Paraná, sempre foi a sua menina dos olhos. Nesta cidade, passávamos nossas férias, brincando na terra roxa, andando a cavalo entre os cafezais e os pastos.
         Autodidata, sempre afirmava que a maior herança para os seus filhos era o estudo e seu maior desejo era vê-los todos formados, sonho que realizou ainda em vida.

          Esposa - Victoria Brancher Chiamulera, (07/11/1918 – 16/10/2003) 

          alma sensível e musical, aprendeu violino em sua juventude e representava em peças de teatro na escola local. Dona de uma voz soprano invejável, era sempre convidada a cantar nas missas e nos casamentos de sua cidade natal, Viadutos, RS. (Contava-nos que foi sua voz que cativou meu pai, iniciando assim o namoro).

          Sua maior obra, entretanto, foi a educação de seus dez filhos, trabalho de toda a sua vida, dividida entre o lar e a Igreja:

           Filhos: (Valentina, Antonio Carlos, Rosa Maria, Ângelo Serafim, Armando, Napoleão Augusto, Odorico Jose, Ivan, Salete Maria e Pedro Paulo).

            Odorico José Chiamulera (26/05/1956 – 20/03/1993)
            Ivan Chiamulera (13/01/1958 +20/11/2001)

            Obs.: SE ALGUMA INFORMAÇÃO ESTIVER EQUIVOCADA, AJUDE-ME A CORRIGIR, E SE PUDER ENVIE-ME MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA, E FOTOS ANTIGAS DE PREFERÊNCIA, PELO MEU E-MAIL: osmarescritor@hotmail.com

            Fonte - Salete Chiamulera -  http://www.guiasjp.com/hotsite.php?id=7078&id_pagina=917



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! volte sempre e divulgue este blog; faça dele sua leitura virtual diária... Toda sugestão criativa é bem-vinda!

"SEU MUNDO É DO TAMANHO DO SEU CONHECIMENTO".